Como economizar seu dinheiro

Foto por Melina Souza
Acho que controlar gastos e economizar dinheiro é uma coisa realmente difícil de se fazer. Sei bem como é: não trabalho, dependo da minha mãe e quando não controlo o que eu gasto, acabo passando o fim do mês sem dinheiro. Resultado? Nada de rolês com as amigas, cinema, sorvete ou comprinhas. Triste, eu sei. E, pensando nisso, decidi tentar ajudar as meninas, ou meninos que também passam por isso. Lembrando que eu não trabalho, tenho os meu métodos de economizar din-din e li algumas dicas legais que vou começar a praticar. Espero que ajudem vocês!

1. Anote. Desde o que você recebeu no mês, até o que você gastou e quanto sobrou. Faça uma tabela com essas informações e tudo, repito: TUDO o que você comprar, anote. Assim fica mais fácil saber onde o seu dinheiro foi parar e, com essas anotações, você vai ter uma ideia de quanto ainda pode gastar e quando vai ter que dar uma freada.

2. Faça um cofrinho. Pode parecer coisa de criança, mas gente, não é. Sabe aquele dinheiro do mês que sobrou (você vai saber a quantia com a dica 1)? Então, aproveite e coloque nesse cofrinho, não precisa ser necessariamente só as moedas. A cada 6 meses conte o quanto sobrou e, se não quiser continuar guardando, pode gastar à vontade! hehe

3. Evite as parcelas. Se você tem cartão de crédito, evite comprar absolutamente tudo o que vê pela frente em parcelas. Sempre que der, use dinheiro vivo. Assim, você não se afunda nem se perde em tantas contas e dívidas.

4. Abra uma conta. Se você sabe que não vai conseguir seguir à risca a dica 2, e vai acabar pegando o dinheiro para gastar, abra uma poupança no banco. Se não tiver auto-controle, rasgue o papelzinho com a senha, peça para alguém guardar, sei lá. Caso contrário, você não vai resistir, e vai acabar pegando o dinheiro que guardou sempre que der aquela apertada. Resista, e só pegue em caso de urgência.

5. Tente gastar menos do que ganha. Não é porque você recebe uma certa quantia por mês que pode sair gastando tudo por aí. Muito pelo contrário, se você recebe um tanto de dinheiro por mês, é importantíssimo saber gastar com coisas realmente importantes e saber guardar o que sobrou. Mais uma vez a dica 2 aí :)

6. Faça um acordo com seus pais. Se você, como eu, não trabalha, tente negociar uma mesada com seus pais. Digo, é BEM melhor ter uma certa quantidade em um período de tempo do que pedir dinheiro a cada vez que vai sair. Se você fizer a segunda opção, vai acabar gastando demais, pedindo dinheiro demais e isso é super desnecessário. Sem contar que, com uma certa quantia por mês em suas mãos, você vai acabar treinando como vai ser quando estiver trabalhando.

Ufa! Espero ter ajudado. Claro que eu não sou uma expert, mas essas dicas têm dado super certo para mim. Tentem e me contem tudo depois, beijocas.

Comentários

  1. haha' super legais as dicas! Eu sou do tipo, bem gastona e descontrolada, amei a primeira dica. Eu e meu pai fizemos um acordo semanal de 15,00, eu gasto o necessário e o que 'sobrou' da semana, eu coloco em um cofrinho que estou juntando dinheiro para a reforma do meu quarto (: Muito boa a postagem! Beijos
    http://amandaperuzzi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uso um aplicativo no meu celular chamado "despesas", anoto tudo nele e fica muito mais prático!

    charmesinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Evitar parcelas? IMPOSSÍVEL! KKKKKKKK Tenho parcelas em quase todas a lojas da minha cidade (exagero).
    http://www.desatando-nos.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah eu também sou assim Amanda, sei bem como é! Consumistas praticamente hehe que bom que gostou do post <3

    Nossa que legal Sarah, não sabia desse aplicativo! Vou ver se faço um post falando sobre ele, obg pela dica :D

    Uou, Igor! hahaha eu não tenho nem cartão, por isso não tenho parcelas :/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas