Fotografia: o que é ISO


Muitas pessoas tem muitas dúvidas em relação à fotografia. Pensando nisso, eu sempre quis fazer um post com algumas dicas básicas: o que é ISO, modo manual, obturador, diafragma... Todas essas coisas que algumas pessoas leem e não fazem ideia do que sejam. Quer dizer, eu não sou uma fotógrafa profissional. O que eu sei é muito pouco comparado com grandes fotógrafos que eu admiro, e eu só aprendo mesmo na marra, praticando muito. Ler o manual da sua câmera já é o primeiro passo para se ter uma ideia básica de fotografia e começar a entender algumas coisinhas, além de sites que dispõem apostilas e cursos grátis. Vou recomendar todos os que eu conheço à vocês, mas hoje vamos falar de uma coisa muito importante na arte de desenhar com a luz: o ISO.

ISO (ou ASA), nada mais é que a sensibilidade do filme para a luz. Ou seja: quando o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme também aumenta, sendo possível tirar fotos com pouca luz e até à noite. Sendo assim, essa função é representada por números, variando de câmera para câmera. Na minha, por exemplo, o ISO vai de 64 a 6400. Nas câmeras compactas, se eu não me engano, os números vão de 100 até 3200. 

Para vocês entenderem melhor: quando o número de ISO é baixo, a foto sai com pouco ruído e bem limpa. Porém, em situações de pouca luz, a foto vai sair super escura. Já os números mais altos servem para situações de pouquíssima luz e também movimento, evitando de as fotos saírem borradas ou tremidas. Apesar de auxiliar bastante, fotos com números de ISO elevados costumam sair com ruído, que prejudica a nitidez dos detalhes da foto.

Vejam as fotos que eu tirei com diferentes números de ISO:




Viram a diferença? As fotos com números mais baixos saíram super limpas e suaves. Ótimas para fotos ao ar livre, lugares claros etc. Mas, como vocês também podem notar, a diferença entre a primeira e a segunda está na iluminação - a segunda ficou bem mais iluminada, apesar de com um pouquinho de ruído.

Se você ainda não tem noção de em que situações deve aumentar ou abaixar o ISO, aqui vão algumas dicas:

Repare na luz do ambiente. Como já dito, quanto mais luz, menor pode ser o ISO; com pouca luz, o ISO pede números maiores. Ambientes fechados e com pouca iluminação não são a mesma coisa que ambientes abertos com a claridade da luz solar. Se for preciso, teste.

Veja em que situação você está. Uma fotografia profissional pede foto com menos ruídos (ou quase nenhum), enquanto que fotos tiradas de momentos e até as caseiras não precisam sair perfeitas; muitas vezes, o momento é o que mais conta.

Aproveite o uso de tripés ou apoios. Muitas vezes, em situações de pouca luz, é necessário abaixar a velocidade do obturador (função que eu vou explicar em outro post) para aumentar a quantidade de luz na hora da foto. Isso geralmente faz com que as fotos saiam tremidas, portanto, o uso de um apoio ajuda bastante: com a câmera apoiada você pode usar o obturador mais lento e o ISO baixo, garantindo fotos sem ruídos e com ótima iluminação.

Pense no tamanho que irá querer usar a foto. Fotos com ruído não podem ser ampliadas, ou seja, se a foto não for utilizada em grandes tamanhos, o número do ISO aplicado pode ser mais alto.

Veja se o objeto a ser fotografado está em movimento. Cenas como esportes e corridas pedem uma abertura rápida do obturador, que evita as fotos borradas. Quando a abertura do obturador é diminuída, menos luz vai entrar na hora de bater a foto (a foto vai ser batida mais rápido), pedindo, assim, números de ISO mais altos.

Entenderam tudo direitinho? Não sou muito boa para explicar essas coisas, mas espero que sim! Lembrem-se: fotografia é tentativa, é errar e, na prática, ir consertando os erros e sempre aprendendo e se aperfeiçoando. Beijocas.

Comentários

  1. Tô me sentindo boba por nunca ter "estudado" o ISO nas fotos, aliás, nem sabia para o que servia.
    Adorei o post.
    Abraços,
    www.loucacinderela.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal :o
    http://feminicesmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas Lari, tirou minhas dúvidas... Vou colocar em prática ;)

    Beijos
    http://descontruindoocaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Lindona, indiquei seu blog no Selo Blog Versátil.
    Olhe no meu blog e confira a novidade!!

    marianasemedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Post muito útil Laris, Adorei <3
    beijos. http://diario--colorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii adorei as dicas!! Dá pra reparar bem mesmo nas fotos, até no porta retrato o ISO fez diferença. Confesso que embora ame câmeras e fotos, não sabia a diferença. Quais marcas vc prefere?
    Tô te seguindo!
    Beijos, Bruna.
    moranguinhuemake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que delicia de post! Queria ter uma boa câmera pra colocar isso em prática!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog e estou seguindo (:
    Beijos linda!

    oblogmundofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia querida! Amei o seu blog! Adoro fotografia e quanta diferença podemos observar...
    Parabéns! Dá uma passadinha no meu. Espero que goste também! Já estou seguindo!!!!
    www.espacotoquedefada.com
    Se quiser curtir a nossa fanpage corre lá!
    www.facebook.com/EspacoToqueDeFada

    Beijooos ;*

    ResponderExcluir
  10. Que bom que gostou, chuchu. Obrigada! Dá pra ver muita diferença mesmo nas fotos, hehe. <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas