24 de maio de 2013

Como estudar em casa?


Estou em ano de vestibular, e sei que essa dúvida mata qualquer um que se encontra nessa situação. Principalmente para aqueles que não vão fazer cursinho. É difícil, exige muito da gente, da nossa concentração e força de vontade. Para sentar todos os dias e estudar, sem que nada me atrapalhe, fiz uma lista com todas as faculdades que quero prestar. Quando leio sinto que, se estudar direito, estarei tentando e indo atrás do meu sonho. É uma boa técnica, viu? 

Claro que isso vai de pessoa para pessoa, se você se sente melhor estudando ouvindo música, e tal cantor te incentiva, por que não? O importante é saber que você está tentando. Separei algumas dicas para quem, tendo incentivo de parar para estudar ou não, tem dúvidas de como fazer isso. Claro que horários, períodos, quantidade... isso vai de cada um. Tem gente que prefere estudar de dia, outros tem mais motivação à noite. Mas enfim, se tem algo que ainda te atrapalha na hora de estudar, é só ler o post até o fim.


Faça um plano de estudos. Que tal um calendário? Primeiro, se pergunte em que horário você rende mais, sem ter a chance de dormir ou cair na tentação da internet. Faça uma tabela com os horários, as matérias e tudo o mais. E siga, claro.


Separe um canto para estudar. Depois de saber quais são as matérias que serão estudadas em tais horários, procure um canto iluminado e, de preferência, longe de televisão, computador e etc. Ah, também é importante ser um lugar silencioso e longe de qualquer coisa capaz de dispersar a atenção.


Faça intervalos. Não estude feito uma louca. O ideal é separar de 10 a 15 minutos a cada hora e meia. Se sentir que está se dispersando depois de uns 50 minutos estudando, o melhor é parar. Coma alguma coisa, vá tomar um ar. Bem melhor que estar lendo e não se concentrar em nada. Acaba virando perda de tempo, certo?


Procure algum material de apoio. Seu amigo fez cursinho e já não usa mais as apostilas dele? Peça emprestado. Assim, você terá material para estudar, e não terá que ficar procurando na internet, onde pode acabar entrando em outras coisas. Aproveite também cadernos usados de anos passados. Até porque, entender as próprias anotações é bem mais fácil.


Escolha um método de estudo. Eu, particularmente, aprendo mais escrevendo. Se o professor está falando e eu não estou com uma caneta na mão, anotando nada, esqueço 50% do que ele falou. Por isso, para mim, acho sempre melhor ir lendo e fazendo resumos, anotações... Se você aprende melhor falando, que tal ir lendo em voz alta ou explicar para um amigo a matéria? Se conheça para estudar melhor.


Se dedique nas matérias em que tem mais dificuldade. O meu problema é exatas: não gosto de matemática, e sou péssima em qualquer tipo de conta. Se você tem um problema em alguma disciplina, dedique mais horas à ela, anote suas dúvidas e tente tirar todas com algum professor.


Faça exercícios. E provas também. Separe um dia da semana para repassar toda a matéria estudada e realizar avaliações e exercícios encontrados na internet, ou mesmo em apostilas. Se sentir que tem alguma dificuldade, dedique mais tempo para estudar o conteúdo e tirar suas dúvidas.


Ler é fundamental. Não se esqueça dos livros que as faculdades pedem, e leitura de jornais também é importante. Separe uma hora do seu dia para assistir ao jornal e saber do que está acontecendo no mundo. 


Acredite em si mesmo. Vale compartilhar com seus conhecidos e familiares sobre o que está aprendendo. Motivação é importante e, mostrando o que você sabe, pode sentir que está indo pelo caminho certo.


Tire um dia da semana de folga. Vale fazer tudo o que tem vontade: assistir às suas séries favoritas, ir ao cinema, ler, dormir... É sempre bom dar aquela recarregada antes de começar outra semana de estudos.

Ok, falta pouco para os vestibulares e eu só fui fazer esse post em maio. Mas nunca é tarde viu, gente? Se ainda não começou, comece já a estudar. E espero ter ajudado com as dicas, lembrando que eu não sou nenhuma especialista no assunto. E bons estudos! <3

8 comentários:

  1. Larissa, mto obrigado pelo carinho e sua visita.
    Amei seu cantinho. e ja to seguindo e tbm curtindo seu face.
    Otimas dicas. amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Ah adorei as dicas.
    Estou seguindo o blog, lindo aqui. Conheci pelo "Galera Capricho" ahah
    Beijos Ale | Rascunhos à Lápis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada! Ah sim, me inscrevi lá, torça por mim ahahaha Beijos <3

      Excluir
  3. Laris, seu post ficou sensaaa!! Acho suas dicas super válidas, eu só consigo estudar com alguém me explicando, ou seja, com um professor.

    BeeijOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gih, obrigada <3 tenta seguir as dicas, quem sabe você consegue aprender sem um professor. Beijos!

      Excluir
  4. Pra ser sincera, eu odeio estudar e sempre que vou tentar estudar matéria para a semana de provas do colégio, eu simplesmente durmo no meio. Eu não tenho paciência com essas coisas chatas, eu acho. Ok, não tenho. Porém como você disse no post, incentivo é uma coisa boa e te ajuda bastante. Depois de ler seu post, estou pensando seriamente em tentar estudar pro ENEM que vou fazer esse ano e até agora não me vi estudando. Espero que eu consiga, pelo menos um pouco. Enfim, adorei as dicas.

    Beijos,
    Monique Premazzi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto de estudar, a única coisa que me impede é a vontade de fazer outras coisas: escrever, blogar, dormir hahaha e eu acabo não tendo tempo pra tudo. Estuda sim, vale sempre a pena no final. Boa sorte! <3

      Excluir